Novos Horizontes – Ser um programador real

O Inicio

No decorrer da carreira de Front-End procurei me aprofundar bastante em documentações de linguagens back-ends. Porque sentia que precisava entender como funcionava aquelas lógicas loucas que os “programadores” usavam, modelagens e etc, somente VanillaJS, jQuery, CSS3, HTML5 não estavam me satisfazendo totalmente, “me sentia menos importante” na empresa onde trabalhava.

Então acho que como 80% dos frontends, comecei estudando PHP  (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor, originalmente Personal Home Page: Wikipedia) Procedural é claro por ser mais fácil, rápido e simples, então 1 ano depois, percebi que precisava estudar mais, o procedural não atendia mais minhas necessidades como pré-programador PHP. Eu já estava na situação de repetir muito código, e demorar mais do que necessitava pra terminar um projeto. Sem falar da zombaria dos programadores que me chamavam de “Alonso”, uma brincadeira que surgiu do site Vida de Programador.

Então mergulhei com tudo em Orientações e Objetos, Design Pattern, Melhores práticas de programação e etc, comecei lendo livros, assistindo vídeo aulas(principalmente americanas) fiz alguns cursos e entre eles:

Cursos TreinaWeb:

MVC com PHP Orientado e Objetos.

– Padrões de Projetos PHP

– CodeIgniter 2 Framework.

Livros (php):

– PHP Programando com Orientação a Objetos (novatec)

– PHP Pra quem conhece PHP (juliano niederauer)

– PHP Profissional – (alexandre altair)

Video Aulas(mais importantes):

– Curso Avançado de Orientação e Objetos PHP ( Matheus Moura – TreinamentoPOO )

– Curso de Criação de Framework ( Matheus Moura – TreinamentoPOO )

– Tutsplus – Agile Design Patterns

– TutsPlus – CodeIgniter Essentials

– Tutsplus – Build a CMS in CodeIgniter

Automaticamente depois de muito estudo,e eu falo de estudo contínuo, ou seja, progressivo, noites a dentro você acaba mudando seu modo de pensar, programar, usar o código já existente, adaptar ideias, criar um deploy limpo, fácil de ler.

O HOJE – Mudando de cenário

Acredito que todos nós devemos sempre procurar algo diferente, pra um dia podermos chegar onde realmente queremos chegar,
então nesse contexto, decidi que vou começar a estudar Ruby, Rails,Python e outros bancos de dados.

O Rails tem crescido muito no mercado, várias empresas estão à procura de programadores Ruby e Rails com ótimos salários, a agilidade no seu desenvolvimento é muito grande, não desmerecendo o PHP que vou continuar a utilizar em projetos, até porque hoje o mercado exige que você saiba PHP e também outras linguagens, mas em projetos pessoais vou dar preferência pelo RoR.

Vasculhei bastante a internet para chegar e esta decisão, fiquei balançado pelo Python, que até os governos utilizam em alguns casos, por ser MultiPlataforma também.

Mas o RoR me encantou pelo seu modo de implementação,”uma linguagem que fala” segundo o Guia Comovente de Ruby do Why.

Conseguimos criar uma aplicação em minutos, seguindo padrões, Orientação e Objetos, ActiveRecord, e tantas outras coisas que contém.

Vou ter muitos tropeços e dificuldades irão aparecer, e uma delas já percebi que é em relação a hospedagem, mas não vou desistir, até porque se for fácil demais, não tem graça.

O Final

Bom o final ninguém sabe, mas por agora posso dizer que minhas postagens serão com conteúdo do que irei aprender estudando Ruby e Rails, até pra ajudar a comunidade da linguagem brasileira, que cresce cada dia que passa.

Não irei apagar os outros posts, que contém projetos feitos, e outros tutoriais, mas quero frisar que de agora em diante como já disse vou focar em Ruby e Rails, e se Deus permitir vou ser um grande programador, um ícone da linguagem.

Abraços a todos e obrigado por visitar meu blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s