Review do Livro Ruby on Rails: coloque sua aplicação web nos trilhos

Rails-280_large

Este é um pequeno review do livro publicado pela Casa do Código , de Vinícius Baggio Fuentes(@vinibaggio), intitulado Ruby on Rails: coloque sua aplicação web nos trilhos

Comprei o livro, li e executei todo o processo de desenvolvimento do Colcho.net. Realmente quem trabalha com Ruby não quer mais voltar pra PHP. Os dois tem suas qualidades, mas o Ruby, em particular utilizando Rails(framework) é muito mais rápido pra desenvolver aplicações web, mesmo utilizando poucas gems e fazendo componentes na “unha” percebe-se que a agilidade do processo é bem melhor.

Opinião Geral:

A ideia do livro, é que seja mais do que apenas um tutorial básico criando um blog ou uma agenda, o livro é bem organizado, os capítulos são divididos de modo que o leitor mesmo não sabendo absolutamente nada de Ruby, consiga adquirir sabedoria e continuar o livro até chegar o resultado final. Aborda os principais pontos do Rails 4, como Uploads, Internacionalização, Busca de Texto, AJAX e o Deploy no Heroku. O Group do Google ajuda bastante também! São 12 Capítulos, não irei abordar todos, somente os principais.

Capítulo 2: Conhecendo a aplicação

Mostra como será a aplicação de um modo geral

Capítulo 3: Primeiros passos com Rails

Ensina a instalar o Ruby e o Rails nas principais plataformas de desenvolvimento atuais(Windows, Linux, Mac). Gera a aplicação base e explica cada detalhe/pasta do que foi gerado, cria o banco de dados e etc..

Capítulo 4: Implementação do modelo para o
cadastro de usuários

Começa o desenvolvimento pela criação de usuários, é gerado um model, onde é adicionado index para que o email não possa ser repetido, tudo utilizando terminal que o modo como o Rails trabalha. Ex: rails generate model User name:string email:string

Fala também sobre o modo –sandbox do console do IRB, e sobre validações no model, boas práticas, e mais alguns trecos importantes.

Capítulo 5: Tratando as requisições Web

Neste capitulo você aprende a fazer as rotas para suas urls amigáveis, o mesmo é relacionado a requisição ajax, RESTFULL e etc.. fala também sobre partials e sobre paginas de erros no Rails.

Capítulo 6: Melhore o projeto

Aqui vai aprender sobre criptografar senhas com bcrypt, ensina você a criar suas proprias automatização com rake , fala também sobre Asset Pipeline, e sobre Helpers.

Capítulo 7: Faça sua aplicação falar várias línguas

Agora vem o poderoso sistema de I8n do Rails, internacionalização propriamente dito. Você vai ver como é fácil colocar seu projeto em qualquer língua.

O resto dos capítulos fala sobre acesso de usuarios, autenticação, urls amigaveis, paginação, uploads de fotos e thumbnails e como colocar a apliação no ar usando heroku.

Este ultimo(Heroku) eu achei muito interessante, porque somente através do terminal você pode colocar TODA a aplicação no ar, já com banco de dados, sem necessidade de ficar fazendo backup no phpmyadmin, depois importando e etc.. com um simples heroku rake db:create db:migrate você cria todo o processo de banco de dados relacional, usando postgres.

Por fim é só, acho que deu pra ter uma noção de como é o livro, e o que ele aborda, no momento estou dando uma perfumada no Colcho.net, e em breve colocarei o link gerado pelo heroku aqui no blog, para que vocês possam ver a aplicação rodando 100%.

O app é bem legal, porque você consegue ver tudo funcionando sem erros, usando Ajax, Busca no site e etc.

Para quem chegou até aqui no final, agradeço a atenção e a paciência de ler este artigo, se ajudou você em algo procure ler o livro/ebook da Casa do Código na integra, garanto que não vai se arrepender, é um preço muito em conta por ser um material de tanta qualidade.

Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s