Dica: Renomeando vários arquivos através do Terminal – Linux

rename terminal
rename terminal

A principio eu estava com um pequeno problema, precisava renomear 135 arquivos em massa, num mesmo local, mesma pasta, com a mesma extensão. O que fazer?

Bem, procurei logicamente, no google e encontrei vários tutoriais, inclusive utilizando for com ShellScript, encontrei também alguns tutoriais de apps para o nautilus, mas fiquei com medo de instalar e depois ter problemas e ainda não resolver meu problema.

Enfim, depois de folhear algumas paginas no nosso amigo “google”, encontrei este tutorial de Anderson Henrique Santiago.

No tutorial ele é direto e usa a função para renomear formatos de videos em massa(que não é o meu caso), mas tirei proveito e alterei a expressão regular utilizada para justamente o que eu precisava.

E ficou da seguinte forma:

	rename 's/iasn_T_00//' *.mp3

Explicando o código da função rename.

  1. A função recebe uma expressão regular como parâmetro.
  2. ‘s//’  Inicio da expressão regular, o que vier dentro será executado
  3. iasn_T_00  Valor que preciso encontrar nos arquivos
  4. //  Valor que irá substituir, caso fique branco, ele irá apenas retirar
  5. *.mp3  Em qual tipos de arquivos ele tem que fazer a busca.

Fácil né? Vamos a um outro exemplo.

	rename 's/Valor_1/Por_valor_2/' *.jpeg

O código acima, diz que, onde houver o Valor_1 será substituído por Por_valor_2 em todos os arquivos que contém a extensão .jpeg independentemente do nome do arquivo *

Isso resolveu meu problema, eu consegui trocar o nome dos 135 arquivos em 2s, rápido né?

Espero que possa ser útil para outros usuários do linux.

PS: A foto da postagem foi tirada para mostrar o quão eficaz é esta maravilhosa função.

13 comentários sobre “Dica: Renomeando vários arquivos através do Terminal – Linux

Deixe um comentário

