Como instalar o Zabbix no Debian 7.5 “Wheezy”

zabbix-gerencia

O objetivo especifico deste tutorial é instalar o software Zabbix num servidor com sistema operacional Debian 7.5 “Wheezy” netinst. Não será abordado como utilizar o software, nem suas características. O acesso ao servidor será feito através de SSH, no qual não será feita explicação em relação ao assunto.

Para mais detalhes de como utilizar o Zabbix consulte a documentação http://www.zabbix.com/documentation.php.

Modo Root

Após conectar no servidor via SSH ou entrar no terminal, entre no modo super usuário(root).

su

Apt-get update

Atualizar a lista de pacotes e programas que podem ser instalados é importante para que as últimas versões dos softwares estejam disponíveis, digite “apt-get update”.

update

Os softwares necessários para instalação do Zabbix são:.

Software Versão Comentários
MySQL 5.0.3 ou posterior Necessário se MySQL é usado como banco de dados backend Zabbix. Engine InnoDB é necessária.
PHP 5.3.0 ou posterior Linguagem de programação utilizada na interface web
Apache 1.3.12 ou posterior Servidor web para utilização da interface web

Algumas bibliotecas Linux são necessárias para o pleno funcionamento do software Zabbix.

Software Comentários
GD php5-gd
BC php5-bcmath
Multibyte php5-mbstring
Net-Snmp net-snmp net-snmp-devel net-snmp-utils net-snmp-libs
GCC gcc gcc-devel
cURL curl curl-devel libcurl libcurl3
libXML php5-xml

Instalação do Servidor Web

Buscando dos repositórios, faça apt-get install apache2.

apache2

Após a instalação do Apache, se faz necessário instalar o PHP, para tanto utilize o comando “apt-get install php5 php5-mysql libapache2-mod-php5”.

php

Concluída a instalação do PHP, é a vez de instalar e configurar o banco de dados MySQL, para isso utilize “apt-get install mysql-server”

mysql-server

Instalação dos pré-requisitos e bibliotecas necessárias, “apt-get install make flex gcc gpp php-net-socket libpq5 libpq-dev snmp apache2 libapache2-mod-php5 php5-gd php5-curl libcurl4-openssl-dev php5-mysql php5-snmp php-pear perl-base liburi-perl libapache2-mod-perl2 libwww-perl libtool libextutils-pkgconfig-perl pkg-config libsnmp-dev libcurl3 rcconf libgd-text-perl php5-cgi perl-modules libpdf-api2-perl libssh2-1-dev mysql-server libmysql++-dev libmysqlclient-dev snmpd libsnmp-dev curl libiksemel-dev libiksemel-utils fping lm-sensors libsysfs2 phpmyadmin -y”.

libs-necessarias

Depois de todas as dependências instaladas e configuradas, a instalação do Zabbix se inicia. O primeiro passo é fazer o download do pacote de pré-configuração (configuration package) no site do Zabbix.

Para tanto utilize o comando “wget http://repo.zabbix.com/zabbix/2.4/debian/pool/main/z/zabbix-release/zabbix-release_2.4-1+wheezy_all.deb

wget-zabbix

Para iniciar a instalação do arquivo com extensão “.deb”, deve-se utilizar o seguinte comando “dpkg -i zabbix-release_2.4-1+wheezy_all.deb”

install-deb

Agora é aguardar a instalação terminar e após isso digitar “apt-get update” para atualizar a lista de pacotes novamente. Após atualização dos repositórios, efetue o download do Zabbix Server e Zabbix Front-end, com o comando “apt-get install zabbix-server-mysql zabbix-frontend-php”.

zabbix-server-install-command

Se a instalação for bem sucedida, agora podemos instalar o Zabbix Agent para Linux, utilize o comando “apt-get install zabbix-agent”, para instalar o Zabbix Agent para monitorar o servidor Zabbix.

A configuração do Zabbix-Agent para Linux deve ser feita antes de iniciar as configurações na interface web. Edite o arquivo zabbix_agentd.conf com o comando “nano /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf”. Inicialmente os parâmetros à alterar são.

Parâmetro Valor  Comentário
DebugLevel 3  Level de debug dos logs
Server IP_SERVIDOR  IP do servidor que irá coletar as informações
StartAgents 5  Número de agentes que o zabbix poderá processar passivamente.

Agora podemos configurar o PHP, edite o arquivo “zabbix”, com o comando “nano /etc/apache2/conf.d/zabbix” altere os valores dos parâmetros.

Parâmetro Valor
php_value max_execution_time 300
php_value memory_limit 128M
php_value post_max_size 16M
php_value upload_max_filesize 2M
php_value max_input_time 300
php_value date.timezone America/Sao_Paulo

Com todas as dependências instaladas e as configurações realizadas, podemos reiniciar os serviços do Zabbix Server, Zabbix Agent e Apache2, para isso utilize “/etc/init.d/zabbix-server restart”, “/etc/init.d/zabbix-agent restart”, “service apache2 restart”.

restart-serversApós reiniciar os serviços, abra o navegador de internet e acesse o endereço http://ip_do_sevidor/zabbix, a tela de bem-vindo do Zabbix é apresentada.

welcome

Siga as instruções, avançando cada etapa solicitada, se tudo correr bem, a área de login será apresentada, para login use:

Usuário Senha
admin zabbix

tela-login

Dashboard do Zabbix em pleno funcionamento.

dashboard-web

Para chegar a uma instalação limpa e conclusiva, sem erros, foram algumas horas de pesquisa e muitos testes realizados, existem outros tipos de instalação do Zabbix, entretanto a mais rápida, sem necessidade de baixar o código fonte, compilar e instalar, para mim é a melhor.

Os arquivos de configuração deste modelo de instalação do Zabbix se encontram em /etc/zabbix

etc_zabbix

Caso exista algum erro no tutorial, peço a gentileza de enviar um email para tadeuu@gmail.com para que possa ser corrigido.

Agradeço a visita e bons estudos.

[]´s

10 comentários sobre “Como instalar o Zabbix no Debian 7.5 “Wheezy”

  1. Rapaz, instalei esse zabbix pelo menos umas 4 vezes compilando fontes e de varias outras maneiras, sempre dava pau em alguma parte da instalação, vi tutorial de debian, ubuntu, centOS, e o seu foi o unico que funcionou, muito Obrigado, tutorial excelente, já foi para os meus favoritos, parabéns 😀

    1. Também sofri com esse problema, por isso resolvi criar um tutorial sobre o assunto! O grande problema dos outros tutoriais é que apenas a instalação do software é contemplada, eles esquecem que as dependências e suas configurações são algo extremamente importante no funcionamento da aplicação.

      Valeu ai pelo comentário, se tiver dúvidas pode entrar em contato.
      Obrigado

  2. Nossa perfeito demais, eu nunca mexi com Zabbix andei pesquisando e acabei me interessando, não sabia nem por onde começar a instalar seu post, suas explicações foram muito perfeitas parabéns não só pela sua dedicação pois imagino mesmo que você ficou horas para fazer uma coisa tão legal assim, mas também pela sua boa vontade de passar aqui para as pessoas que tinham dificuldade ou como eu mesmo que sou bem leigo no assunto, caso você tiver algum forúm ou blog com outras coisas interessantes sobre Zabbix, Linux, PFsense ou outros me passa, abraços

Deixe um comentário